1 – Aumento Significativo de associados ANEP
(Atualmente, apesar de estarem inscritos um número elevado de sócios, quase a totalidade não tem as quotas em dia, sendo que apenas uma dezena de associados as tem pagas)
- Atualização da lista de associados;
- Criação de uma Base de dados nova, real e atualizada;
- Promover a captação de novos sócios mediante ações comerciais que valorizem e mostrem os benefícios de ser associados
- Objetivo para o primeiro ano: alcançar os 500 associados e, até 2022, alcançar os 1500;
- Ampliar o âmbito da Associação para abranger um maior número de associados.
2 – Ações organizativas
- Criação de um cartão de identificação de sócio e com número de associado, o qual dará acesso a todas as regalias a implementar;
- Criação de estratégia e estrutura para cobranças e recebimentos;
- Adequar os estatutos à realidade atual e a implementação do programa de atuação que seja aprovado;
- Contabilidade organizada e em dia à disposição dos órgãos de direção e dos associados (transparência na gestão de dinheiros);
- Inscrição em Confederação;
- Estudar a conveniência de passar a sede para o Porto. Ter escritórios, numa fase inicial cedidas sem custo, tanto no Porto, como Lisboa e Braga. Sede e delegações com atendimento presencial, para esclarecimento de dúvidas e para um melhor apoio à profissional do setor;
- Concorrer a apoios governamentais.
3 – Parcerias
- Estreitar relações com associações de esteticistas de Espanha, já que pelo número que são, poderão ter uma força negocial forte, para além de juntos partilharmos projetos futuros conjuntos;
- Protocolos com as escolas associadas da ANEP, implementados acordos para o desenvolvimento de ações de formação de diversas temáticas, por exemplo: vendas, gestão de um centro de estética, entre outras técnicas específicas da área da esteticista. Estas ações seriam oferecidas a Associados e Não-Associados, sendo que os primeiros teriam um desconto considerável;
- Internacionalização através da promoção ou e participação de projetos europeus no âmbito do programa Erasmus + quer ao nível da área de atuação da ANEP em termos de parcerias estratégicas, projetos de inovação, quer até na mobilidade de profissionais do setor, reconhecimento e validação de conhecimentos e competências, abrindo a mesma janela de oportunidades a associados quer empresas ou entidades de formação;
- Parceria com outras entidades e associações representativas em Portugal (exemplo: Cabeleireiros, ALTEC, entre outras );
- Parcerias com entidades e parceiros nos diversos campos: apoio jurídico, científico ou empresarial;
- Parceiras com revistas para profissionais do setor (versões impressa e online);
- Estabelecer protocolos e parcerias entre associados.
4 – Ações de marketing e formação
- Melhoria do site ANEP
- Envio de newsletters (formato eletrónico), mensal, para todos os associados
- Criação de uma nova imagem corporativa da ANEP
- Presença forte nas feiras portuguesas, ExpoCosmética e Inbeauty, com stand dinâmico e com a apresentação dinâmica da Associação e dos seus benefícios – criação de estratégia de presenças, elaboração de folheto, ofertas às novas inscrições, com apoio das empresas associadas
- Implementação de um Congresso Anual, contemplando um jantar convívio de networking
Outras ações
- Acesso a exames para a carteira profissional INFA (Federação Internacional de Esteticistas) nas entidades formadoras associadas da ANEP
- Regulamentação da profissão, considerando que a área da estética ficou prejudicada desde a desregulamentação ocorrida com a publicação do Decreto-Lei nº 92/2011, de 27 de julho que criou o Sistema de Regulação de Acesso a Profissões (SRAP) e revogada pelo Decreto-Lei nº 37/2015 de 10 de março.